segunda-feira, 16 de março de 2009

Má educação ou pré adolecência?


Este sábado, enquanto limpava o quarto da princesa, vi um tubo de cola no caixote do lixo e perguntei-lhe se estava estragado.

- Não!

- Então, está vazio?

- Não!

- Então porque é que está no lixo? - Encolhe os ombros e não responde. Insisto na pergunta e mais uma vez encolhe os ombros. E eu começo a ferver. Tento controlar-me, não levantar a voz e acabo por lhe fazer um discurso sobre o valor dos bens materiais e o esforço necessário para os adquirir.

Visto á distância, até a mim, parece um exagero tanto problema por apenas um tubo de cola, mas é nestas pequenas coisas que temos que mostrar o certo e o errado. É nas coisas mais insignificantes que têm que aprender a dar o correcto valor. Só assim poderão mais tarde valorizar o que é realmente importante.

O que mais me aborreceu foi a sua falta de justificação para o que fez. O que me assustou foi o seu encolher de ombros tão característico dos jovens. Como se eu não tivesse direito a uma resposta! Isto sim foi aquilo que mais me irritou. E que me deixou a pensar: que tipo de mãe saberei ser para uma filha adolescente?
Felizmente ainda falta muito tempo, não é?!

5 comentários:

Ana C. disse...

Só de pensar na adolescência da minha filha fico com as palmas das mãos suadas...

Rainha disse...

Ana C.: O problema é que eu pensava que ainda faltava muito mas agora constato que os problemas começam muito antes... A Bia só tem 8 anos!

Mamã da Tartulhinha disse...

Esta questão que é abordada no tem post chama-me em especial a atenção, a preocupação com os valores que vou incutindo à C. são constantes, mas serão suficientes?? Confesso que o futuro da minha filha me trás muita preocupação, os maus exemplos são cada vez maiores, por incrivel que possa parecer!!!

Beijocas nossas cheias de preocupação...

R disse...

Ai Rainha Mãe os filhos adolescentes, Foi a fase pior na criação dos meus dois rapazes. Tinha dias que não sabia como havia de actuar, se devia ralhar, castigar ou ignorar. E digo-te que posso dar-me por muito feliz, porque apesar de tudo eles foram normais, na sua rebeldia, tendo em conta o que tenho ouvido. Mas há ali um choque entre nós e eles que é mais velho que o Mundo. Um beijinho

Bekas C. disse...

Falta muito, falta.... quando reparares já lá está!! O tempo voa!
;)