segunda-feira, 23 de março de 2009

Ensinamentos da Natureza

Apesar de viver numa aldeia nunca foi muito adepta de jardins ou de plantas. Apreciava um bonito jardim mas era uma actividade que não me despertava interesse. Não sei o nome da maioria das flores, as melhores alturas para as plantar, podar ou colher. Contudo este ano tem sido diferente. Com a chegada destes dias luminosos veio a vontade de mexer na terra. Cavar, arrancar ervas daninhas e plantar. Tulipas, ortências, jarros das mais variadas cores (que eu nem sabia que existiam), narcisos, dálias (imensas e de todas as cores), gladiolos, liliums, e outras que não decorei o nome. Dou por mim a observar árvores em flor, arbustos, a olhar os jardins por onde passo e a indagar pelo nome das mais variadas plantas.

Claro que sobre jardinagem ainda tenho muito a aprender. Contudo a minha maior dificuldade é esperar. Porque as plantas não nascem no dia seguinte á plantação. Não! Precisam de tempo. Muito tempo. E eu todos os dias as vou espreitar. Olho a terra de vários ângulos na esperança de ver nascer algo que se assemelhe a uma planta. Mas nada. A paciência não é, definitivamente, uma das minhas virtudes. A gestão de expectativas sempre me causou problemas. E talvez seja este o maior ensinamento que a jardinagem me pode dar. Aprender a esperar. A dar tempo ao tempo. A deixar a natureza seguir o seu curso e fazer o seu trabalho. E, no final, conseguir transferir essa aprendizagem para as restantes tarefas e momentos do dia-a-dia.

6 comentários:

Cláudia disse...

Eu gosto tanto da natureza... Eu vivi em Caminha durante 8 anos e gostava tanto que o meu filho podesse partilhar da natureza como eu pude...

beijinhos

Mamã da Tartulhinha disse...

Nem a propósito, os meus últimos posts falam de jardinagem, tal como tu, não tenho muito jeito para esperar, semeei bolbos de variadas espécies e não há dia nenhum que não vá ver se já brotaram, adoro flores e plantas e dá-me um gosto especial ve-las crescer...felizmente agora já tenho jardim para dar asas a este meu hobbie.

Beijocas nossas.

Lótus disse...

Eu gosto muito de jardinar, acalma-me. Se bem que eu, nascida e criada na cidade, não tenho jardim mas aproveitei o terraço e tenho 'mil e um' vasos de plantas e flores. E sim, é um exercício de paciência mas quando elas florescem é tão bom!

Beijinhos

sotto le stelle disse...

Eu adoro a natureza, a seguir às crianças que é o que mais adoro, e os animais:)))

Beijinhos carinhosos com o desejo de uma óptima semana:)

Bekas C. disse...

Este ano também plantei tulipas e narcisos!
:)

Ana Raquel disse...

È a Primavera que anda no ar e com tanta má energia à nossa volta, o cheiro a vida, frescura e cores dão outra alegria ao nosso dia.
Bjinhos