sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Educação sexual na escola?

- Ontem quando a professora estava a explicar aquilo do caude e das folhas das plantas começou a falar do pénis!
- Do pénis?
- Sim e da vagina!
- Mas a propósito de quê?
- Sei lá, mas o R. disse que não sabia o que era o pénis. Foi uma risada. A professora teve que lhe explicar que é a pila... Eu aproveitei para dizer que tenho o "O Grande Livro da Sexualidade" e que podia levá-lo para a aula se ela quisesse. A professora disse a toda a turma que ámanhã eu vou levar o livro. Por isso, não te esqueças de o levar para a mochila. Posso, não posso mãmã?

Possivelmente a professora explicou a anatomia das plantas na aula e daí partiu para a anatomia dos seres humanos. E concordo que se começe de pequeno a ouvir falar destas coisas. A B. a partir do momento em que começou a fazer perguntas sobre os orgãos sexuais começamos a explicar. No início com pouco á vontade nosso. Mas a reacção dela foi sempre tão natural que hoje falamos de quase tudo sem grandes constrangimentos (pelo menos tentamos). Na nossa busca sobre a melhor maneira de abordar determinados temas surgiu este livro.

4 comentários:

sotto le stelle disse...

Também condordo, aliás no colégio da Rafinha tanbém já abordaram o tema.

Bom FDS!

Beijinhos com carinho

Lurdes disse...

Antes de mais nada obrigada pela visita ao nosso cantinho!
Vou passar a vos visitar!
Eu acho que fazem bem em abordar o tema com a maior naturalidade possivel. O esclarecimento é o melhor remedio para não se cometer erros no futuro. E também gostei da sugestão do livro.
Jinhos

Mamã da Tartulhinha disse...

Olá, vim agradecer as sugestões dos livros, temos os gostos em comum, os 2 últimos não li e não conheço os autores, mas assim que tiver oportunidade vou espreitar.
Quanto ao assunto do post, acho lindamente falar-se abertamente das coisas, sem tabus.

Beijocas nossas.

Sofia disse...

hoje em dia eles aprendem tudo tao rapido e cedo... e acho melhor aprenderem como deve ser, nao meias verdades sussurradas entre miudos.
bjs