sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Mamã!

A G. tem 18 meses. Até à poucos dias ela não dizia mamã. Se quando começou a falar ainda disse algumas vezes na verdade nunca fiquei convencida que o dissesse com sentido. Embora lhe pedíssemos para ela repetir, tal como o fizemos com outras palavras (entre elas papá), ela simplesmente não dizia. Na verdade ela só fala quando quer e nunca quando lhe pedimos. Contudo com o tempo começou a dizer papá. E se lhe pedissemos mamã ela dizia papá. No inicio penso que sem intenção, mas a partir de algum momento fazia-o a rir. Como se fosse no gozo. E eu, que passo a noite a acordar para dar a mamã à menina, que não faço uma refeição em paz porque ela só quer o meu colo, ia ficando cada vez mais frustrada. Quando precisava de mim ou queria a minha atenção choramingava e pronto lá estava eu sem ser preciso um nome. Se lhe pergutássemos onde estava a mamã ela apontava bem. Mas quando lhe mostrávamos uma foto nossa éramos todos papá. Até os primos que ela adora eram: papá.
Até à poucos dias ela só sabia nomear o papá, a Bia e o cão. O resto era tudo papá. A avó, a tia, todos...
Mas agora, de repente, aprendeu a dizer mamã. E diz tão bem. É claro que se pedirmos para dizer ela ainda nos contraria e diz papá. Mas quando me quer ela finalmente diz mamã.
E não há como a sua vozinha a dizer mamã. Lindo!

5 comentários:

Susana Andrade disse...

Que bom ouvirmos eles aprenderem coisas novas e a palavra mamã quando dita com essa intenção então ainda mais. O Gaspar já à algum tempo que diz mamã e por vezes até duvido que seja a mim que ele se refere, mas tem alturas que ele diz mamã à avó (quando o leva a dar uma voltinha pelo jardim) e estica o corpo todo em direcção À casa e repete mamã outra vez quando me vê. Mas tem alturas que eu me ponho a dizer-lhe a apontar para o papá e digo-lhe para repetir 'papá' e o magano diz mamã várias vezes e tem alturas que faz cara de maroto... Ai estes bebés malandrinhos eheh
Beijinhos ;o)

Maria disse...

É tão bom!
A minha, embora muito desenrascada e independente, é uma preguiçosa a falar e só aos 20 meses disse mãe com intenção, Até aí também era sempre pai!! Não sei se será qualquer coisa das G. ;)
bjs

Magda disse...

óooo que coisa boa! Ora mais um testemunho de uma G. A minha não é muito diferente, está com 15 meses. Já disse muita coisa, deixou de dizer e mamã ela até sabe dizer há muito tempo, mas raramente o diz, quase nunca... só às vezes a meio da noite, qd acorda a berrar muito e não me vê (se for o pai por exem.) grita mamaãããã... papá só diz lá de vez enquanto tb... preguiçosasssssssss

Nany disse...

Eles podem falar pelos cotovelos, dizer as palavras mais complicadas do dicionário correctamente e enchernos de orgulho, mas nada, nada no mundo consegue deixar-nos mais babadas quando dizem Mamã, pela 1ª ou milionésima vez.
Bjks

Kiki ♥ disse...

Sempre que a M diz mamã em derreto-me toda!!!