sexta-feira, 13 de abril de 2012

O lento morrer da Páscoa

Este ano, pela primeira vez, os meus sogros não fizeram o habitual almoço de Domingo de Páscoa. Sendo uma família grande é difícil reunir todos, mas a tradição era estarem todos juntos neste dia. Contudo à medida que os anos foram passando a minha sogra foi tendo mais dificuldade em fazer tudo. Na verdade alguns de nós iam mais cedo para ajudar, mas no fundo o trabalho maior era sempre dela. Este ultimo ano, tanto ela como o meu sogro, envelheceram muito e as doenças, embora não muito graves, têm vindo a incapacitá-los cada vez mais.
Ainda passámos por lá à tarde, e estivemos com parte da família mais próxima, mas a verdade é que não é a mesma coisa. É o acabar das tradições e o aproximar do fim de um ciclo. É sempre complicado, principalmente para eles.   

2 comentários:

akombi disse...

eu sei o que isso é, cresci com uma familia envelhecida, tanto a minha mãe como pai eram irmãos mais novos, relembro com saudades essas reuniões, essa sensação de ver desaparecer hábitos e tradições, hoje em dia com quase todos já partiram tenho uma familia pequena, as minhas filhas vivem esses dias como quase dias normais, e no fundo tb eu.

mudam-se os tempos temos que nos habituar a novas formas e tradições.

Boa semana.

Mamã Petra disse...

E por eu gostar de manter as tradições dou o corpo ao manifesto e faço esses almoços todos em minha casa, tenho muito trabalho é certo, mas sinto-me tão feliz com a presença da familia toda reunida.