quinta-feira, 25 de junho de 2009

Trabalho Infantil?

A Bia está de férias desde o dia 19. Se para ela é uma alegria para nós, pais, é uma preocupação a mais. Durante o período escolar a Bia frequenta o ATL até à hora em que saímos do trabalho. Contudo assim que começam as férias recusa-se a ir para lá. Justifica-se com a ausência de parte dos coleguinhas que durante as férias fica com os avós ou outros familiares. Além disso detesta almoçar lá pois obrigam-na a comer quase tudo e isso é o maior problema para ela. Assim optámos por deixar que ela fique em casa durante este mês pois não estará sozinha. Até ao final de Junho terá a avó lá em casa.

Resolvemos então fazer uma lista de tarefas para ajudar a passar o dia. O motivo principal é evitar que esteja o tempo todo a ver tv ou a jogar no pc. Assim algumas das tarefas são:

- Fazer as camas

- Arrumar o quarto

- Levantar a louça da mesa e varrer o chão da cozinha depois de almoço

- Fazer uma ficha do livro de actividades das férias proposto pela professora

- Praticar violino

Na verdade parte das tarefas têm ficado por fazer mas tenho insistido todos os dias. Parece-vos muito para uma menina com 8 anos? Penso que mal não lhe fará e ainda que os trabalhos não fiquem muito bem feitos serve para ela se ir habituando. Como diz a minha mãe: "O trabalho do menino é pouco, mas quem o despreza é louco".

7 comentários:

Sílvia disse...

Não acho que seha muito.. É uma forma de fazer coisas um pouco mais activas e de certa forma pode ser que se habtue eassim depois já não he custa tanto... Não quer dizer que faça tudo todos os dias como é obvio, mas pelo menos vai-se mantendo ocupada =)

bjinho****

Lótus disse...

Também não me parece que seja excessivo. E mesmo que não faça tudo sempre se vai habituando a ter algumas tarefas.

beijinhos

MJC disse...

Pois cá por casa tb já tenho tentado implementar algumas tarefas, mas quase sempre oiço um: "estou tão cansada..."
Concordo inteiramente contigo e não me parece que isso faça algum mal, antes pelo contrário.
beijinho

R disse...

Não acho que seja demais, mas será que ela faz? Eles só querem é estar a jogar e a ver TV. Mas se conseguires é bom. E quanto a fazer coisas da escola, acho muito bem, porque eles esquecem muita coisa durante as férias, perdem o ritmo e depois custa-lhes mais quando recomeçam.Beijokas

Ana Raquel disse...

Acho que não!
A minha tem a idade da tua e já tem tarefas diarias...
Arrumar o quarto dela, no dia de limpezas ajudar me (no quarto dela, pa tirar a tralha toda la de dentro), faz a camita dela, põe a mesa e nós levantamos.
E tem o resto do tempo pa brincar:)
Bjinhos

CC disse...

Eu tambem acho que não é demais. Mesmo que não as faça todas, é bom porque começa a aprender que há tarefas que têm de ser feitas e a ajuda-a a ser responsavel. E tambem a mantem ocupada.

Bjos

akombi disse...

acho que são tarefas importantes para que estejam ocupados e motivados, por aqui tb se está a passar o mesmo com a mais velha não quer ir para o ATL e como esto em casa prefer ficar em casa, mas no caso dela é mais para "mandriar".


boa semana