quinta-feira, 21 de maio de 2009

Histórias ao deitar


Ouves uma história ao deitar desde muito pequenina. A mãe e o pai começaram a ler-te todas as noites e agora ficas admirada quando algum dos teus amigos te diz que não ouve uma história antes de dormir. Tens uma colecção grande de livros mas não te importas de ouvir a mesma história várias vezes. Normalmente és tu que escolhes o que queres que te leiam mas quando recebes um livro novo a escolha fica automaticamente feita. Aos poucos tenho vindo a tentar ler-te livros maiores, com menos imagens e mais conteúdo. O livro do momento é "O Princepezinho" de Antoine Saint-Exupéry. E tem sido muito boa esta leitura. Lida pelo pai para mãe e filha. Estamos a gostar muito e as ilustrações fazem-te rir. Talvez ainda sejas muito pequena para entender todas as mensagens que o livro transmite, mas entendes á tua maneira, com a tua visão das coisas. Será um livro para guardar e voltar a ler daqui a mais algum tempo. Esta é uma história que nos ensina a ver para além do óbvio. Que nos ensina a interrogar, a querer saber sempre mais. A nós já nos cativou.

10 comentários:

Catarina Mendes disse...

Eu também lhes tento ler antes de dormir mas nem sempre dá. O Principezinho é de facto um livro muito lindo, também o temos por aqui, é meu desde criança, mas ainda não o li aos pequeninos. Vou ver se tento convencer a minha mana a ler nas férias :)

Rita disse...

Também temos esse livro por cá, mas ainda não arrisquei a leitura à criança.
Cativa qualquer um :)

Rainha disse...

Kakia: Os teus meninos ainda são mais pequenos do que a Bia que já tem 8 anos. Talvez seja muito cedo para eles este tipo de livo. Mas lá que é um livro a não perder isso é!

Rita: Tens toda a razão!

Naná disse...

Eu li o Principezinho ao meu filhote estava ele na barriga!
E vou voltar a ler quantas vezes forem necessárias, porque é um livro muito lindo e inspirador e com uma mensagem excelente!

Lótus disse...

O livro é lindo, uma inspiração para miúdos e graúdos.

Beijinhos

MJC disse...

Nós também sempre tivemos o hábito de ler uma história à Rita, ao deitar. Agora já não é bem assim, desde que ela começou a ler. Incentivamos para que seja ela a ler.
É um lindo livro, sem dúvida, mas curiosamente a Rita ainda não o conhece.
Beijinho

R disse...

Esse é um livro quase obrigatório, primeiro lemos nós e depois leêm eles.O facto de os habituarmos a ouvir ler uma história antes de adormecer, faz com que as crianças adquiram o hábito de leitura. Com os meus netos fazemos exactamente como tu fazes com a tua filha. Agora que o mais velho já sabe ler, anda no 2º ano, é vê-lo de livro na mão para todo o lado.Mas ainda gosta de ouvir ler uma história antes de dormir. Beijokas Rainha Mãe.

Bekas C. disse...

Boa escolha!
Bom fim de semana e boas leituras!
;)

Pietra disse...

Este livro destina-se a pequenos e graúdos, transmite valores muio importantes e que fazem falta na nossa sociedade consumista.
Nunca me esqueci destas frases " O essencial é invisível aos olhos". " Sò se vê bem com o coração".
Li-o várias vezes.
Bjs

CC disse...

Nós tambem lemos uma história antes de as deitar. Mas, por enquanto, por aqui lê-se histórias mais simples como o Ruca, o Noddy e outras deste gerenro. O principezinho é um livro a registar para mais tarde.